Minha lista de blogs

domingo, 17 de junho de 2012

profissionais-de-saude-do-rubgy-em-cadeira-de-rodas-estarao-presentes-em-congresso-internacional

Comitê Paralímpico Brasileiro

Comitê Paralímpico Brasileiro

Comitê Paralímpico Brasileiro

Esgrima em Cadeira de Rodas

No país do futebol, a modalidade adaptada em cadeira de rodas, ganha seu espaço

No país do futebol, a modalidade adaptada em cadeira de rodas, ganha seu espaço i



Rate This








O Power Soccer, ou Futebol em Cadeiras de Rodas, é uma modalidade paradesportiva, também conhecida como Powerchair Football. O esporte é praticado por homens e mulheres com deficiência, de qualquer idade, que usam cadeiras motorizadas no seu dia a dia. Oficialmente, está presente em mais de 15 países da América do Norte, do Sul, Europa, Ásia e Oceania.





O esporte surgiu no final da década de 1970 paralelamente na França e no Canadá. Desses dois países, a modalidade rodou o mundo e ganhou diferentes estilos, até 2006 – quando foi criado oficialmente e quando nasceu a Federação Internacional de Futebol em Cadeira de Rodas (FIPFA). O que possibilitou a realização, em 2007, da primeira Copa do Mundo do esporte.





Hoje, mais de 30 anos depois, o Power Soccer já é reconhecido pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC). A expectativa é que o esporte se torne uma modalidade paraolímpica e seja exibido já nas Paraolimpíadas de 2016, do Rio de Janeiro. Se isso acontecer, o Brasil poderá participar da sua primeira paraolimpíada pela modalidade, em casa.





E o país estará preparado. É o que acreditam os dirigentes da recém-criada Associação Brasileira de Futebol em Cadeiras de Rodas (ABFC), que tem a finalidade de fomentar a modalidade no Brasil e promover a inclusão das pessoas com deficiência nesta categoria. O país sai na frente no continente: em 27 de junho de 2011, o Brasil torna-se o 1º Membro Sul-Americano da FIPFA, representado pela ABFC.





O empenho da Associação em disseminar o esporte no país resultou ainda no convite da FIPFA a Ricardo Gonzalez Rocha Souza, presidente da ABFC, para se tornar também o maior representante da Zona das Américas (Sul, Norte e Central) para o esporte. O fato ocorreu após o país levar uma delegação de sete pessoas a Atlanta, durante a Premier Conference Cup, em meados de 2011. Na ocasião, o presidente da FIPFA Hervé Delatte viajou aos Estados Unidos especialmente para conhecer os membros da ABFC. Além da Zona das Américas, o Power soccer é dividido também nas zonas Europeia e Ásia e Oceania.





Fonte: ABFC



Share this: Facebook5Twitter2EmailLinkedIn2DiggStumbleUponTumblrRedditMais

Print Gostar disso:GostoBe the first to like this. Publicado em acessibilidade
Tags: cadeira, adaptada, rodas, futebol, modalidade, ganha, espaço, pais

« Turismo, inclusão e sustentabilidade em debate na Rio+20