Blog criado pelo Professor de Educação Física Sérgio José de Castro, da Universidade CÂNDIDO MENDES (RJ)destinado a oferecer informações atualizadas sobre EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA, esportes adaptados ,assuntos e informações sobre atividades de apoio para pessoas com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), Necessidades Especiais (PNE) e Pessoas com deficiência(PcD), bem como a estudantes e pesquisadores nesta área.
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quarta-feira, 22 de julho de 2009
Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor
VEJAM MAIS SOBRE Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor em :
http://edif.blogs.sapo.pt/19654.html
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Definição:O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das actividades da vida diária, etc.
Características:
- Heterogénea na etiologia e no perfil fenótipico;
- Prevalência desconhecida mas estimada em entre 1 e 3% das crianças com menos de 5 anos de idade;
- Atraso significativo que se situa 2 desvios padrão abaixo da média (dentro da mesma idade) – QI igual ou inferior a 70%.
Intervenção:
Numa primeira fase, a intervenção deve ser efectuada pelo médico comunitário que acompanha a criança, para posteriormente se estabelecer o diagnóstico de um atraso ao nível do desenvolvimento.
O diagnóstico é difícil de efectuar devido à grande variação que existe nas aquisições entre as crianças ditas “normais”. Por outro lado, existem alguns receios por parte dos pais da criança e médicos que dificultam o processo de intervenção, nomeadamente: receio dos pais em aceitar e descrever a situação do seu filho e receio do médico em confrontar os pais com a situação dos seus filhos.
O diagnóstico revela-se eficaz se este for resultante da avaliação do desenvolvimento infantil com vigilância contínua, através da monitorização das áreas de desenvolvimento.
Ao contrário, o diagnóstico não é eficaz se resultar de um procedimento de rastreio, que consiste numa consulta específica, tendo em conta a idade, a evolução do peso, o crescimento, o perímetro craniano, entre outros.
Deve então existir um esforço no sentido de detectar alterações do desenvolvimento o mais precocemente possível através da - intervenção precoce – apesar da maioria dos problemas cognitivos se detectarem só com a entrada para a escola (dislexia, discalculia, etc.).
Esta intervenção auxiliará as crianças e as famílias a encontrarem um equilíbrio justo de expectativas e de estimulação adequada.
Sinais de Alerta:
Motricidade grosseira: não rebola, não puxa, não fica de pé, não anda em linha, …
Motricidade fina: não segura, não junta as mãos, não faz construções, tem dificuldades de preensão, …
Linguagem: não palra, não diz palavras, não constrói frases, não compreende, não fala de um modo inelegível, …
Cognição: não procura, não se interessa por jogos, não categoriza semelhanças, não sabe o nome próprio ou apelido, não sabe contar, não sabe as cores ou qualquer letra, …
Psicossocial: não ri, não estranha, não se consola nem aceita mimos, agride sem provocação, não brinca com outras crianças, …
Diagnóstico Clínico:
Existem dois níveis de diagnóstico: diagnóstico etiológico e diagnóstico descritivo, que visam o acompanhamento clínico e a terapêutica subsequente.
Diagnóstico Descritivo:
Dimensões de descrição:
- Capacidades cognitivas e do comportamento adaptativo;
- Os factores etiológicos e da patologia orgânica associada;
- Aspectos comportamentais, psicológicos e emocionais;
- Condições ambientais de enquadramento sócio-familiar
Artigo completo em : http://edif.blogs.sapo.pt/19654.html
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