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quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pós-Graduação em Direitos Humanos, Arte e Inclusão

Pós-Graduação em Direitos Humanos, Arte e Inclusão

Pós Graduação - 2 semestres

Apresentação
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos Arte e Inclusão,
inédito na sua especificidade, oferece trabalho crítico e prático para a
qualificação profissional e promoção da consciência social a respeito de
pessoas e grupos em situação de exclusão.

A linha de trabalho e pesquisa do curso fundamenta-se na perspectiva
multidisciplinar dos Direitos Humanos, da Arte e da Saúde. Com a colaboração
das áreas de ciências humanas e saúde, o curso compreende a exclusão e a
deficiência a partir da dimensão política, cultural, artística e
educacional.

Área de Concentração
Multidisciplinar

Área de Avaliação
Sociais e Humanidades

Linhas de Pesquisa
Fundamentos e Crítica dos Direitos Humanos
Arte e Políticas do Sensível
Arte e Educação
Saúde, Reabilitação e Inclusão

Corpo Docente
Composto por mestres e doutores do Centro Universitário Belas Artes de São
Paulo e do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das
Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (IMREA -USP). A iniciativa tem
caráter multi e interdisciplinar, aproximando as áreas de Saúde e de
Humanidades.

Público
Profissionais da área de Humanas, Artes e Saúde.

Duração do curso: 2 semestres.

Avaliação Final
Os alunos devem apresentar monografia individual sobre tema correspondente à
área e assuntos correspondentes às linhas de estudo, trabalho e pesquisa da
pós-graduação.

Período
Sexta (noite) e sábado (manhã e tarde).

Inscrições
Supervisão Acadêmica
Rua Dr. Álvaro Alvim, 76 – Vila Mariana - São Paulo (SP)
Contato: Cíntia ou Verônica
Telefone: (11) 5576-5719
g-pos@belasartes.br


Resumo Curricular do Corpo Docente


Profa. MSc. Eliane Aparecida Andreoli
Possui mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é
professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Tem experiência
na área de Artes, com ênfase em arte-educação, atuando principalmente nos
seguintes temas: inclusão social, arte-educação, pessoas com deficiência,
leitura de imagem e História da Arte.

Prof. Especialista Fabio Adiron
Consultor e professor de Marketing. É membro da Comissão Executiva do Fórum
Permanente de Educação Inclusiva e coordenador do CEMUPI - Centro de Estudos
Multidisciplinar Pró-Inclusão e do grupo de estudos Projeto Roma Brasil.
Moderador dos grupos Síndrome de Down e Educação & Autismo e colaborador de
publicações ligadas à educação e inclusão (Rede Saci, Planeta Educação,
Tópicos em Autismo e Inclusão).

Profa. Dra. Gracinda Rodrigues Tsukimoto
Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Hospital das Clínicas da
Faculdade de Medicina da USP (1975). Especialização em Administração de
Serviço de Saúde e Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de
Medicina da USP (1977), especialização em Terapia da Mão pelo Hospital das
Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1992) e mestrado em Terapia
Ocupacional pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
(2006). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Profa. Dra. Heloisa Ferraz
Possui graduação em Formação de Professores de Desenho pela Fundação Armando
Álvares Penteado (1967), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo
(1983) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1989). Tem
experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino da Arte, atuando
principalmente nos seguintes temas: arte-educação, linguagens e artes
plásticas.

Profa. MSc. Irene Cantero Barone
Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos
(2003). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São
Paulo (1979), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e
Letras de São Bernardo do Campo (1987) e Especialização em Psicopedagogia
pela Universidade São Judas (1996). Atualmente é professora universitária
nas disciplinas de Psicologia. Desenvolve atividades na clínica psicológica,
com ênfase em problemas de aprendizagem. Atua, ainda, na área de pesquisa,
principalmente em pesquisa qualitativa.

Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias
Formado em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Mestre em
Gestão Estratégica das Organizações pela ESAG-UDESC. Doutor em Comunicação
pela ECA-USP. Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo de
Direitos Humanos e Responsabilidade Social Empresarial. Coordenador da
Central de Extensão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Profa. MSc. Leila Rabello de Oliveira
Mestrado em Ciência da Informação pela PUC-Campinas; Licenciatura Plena em
História; Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de
Sociologia e Política de São Paulo. Possui 19 anos de experiência acadêmica
no ensino superior (Graduação e Pós-graduação). Atualmente é Diretora
Técnica e Consultora da Thesis Organização & Metodologia; chefe do Centro
Gestor de Informação e professora dos cursos de Relações Internacionais e
Design Gráfico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Prof. MSc. Natalício Batista Jr.
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. É
Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (1998). Atualmente, é Professor Titular da Fundação Armando
Álvares Penteado e Professor Adjunto do Centro Universitário Belas Artes de
São Paulo. Realiza atividades de roteirista e de direção em TV e vídeo para
produtoras, emissoras, centros culturais e comunidades, além de desenvolver
trabalhos autorais nestas áreas. Já trabalhou como jornalista e roteirista
de TV para Rede Globo e Rede Sesc de Televisão, onde foi redator de
documentários e do programa “O Mundo da Arte”. Tem experiência em atividades
de Artes e Comunicação, além de trabalhos e projetos em cinema, televisão e
vídeo. É Pesquisador das áreas de Estética e Cultura, audiovisuais e Teoria
e Filosofia da Imagem.


Disciplinas


1º Semestre – 180 Horas

Direitos Humanos I
Ementa: Princípios filosóficos dos Direitos Humanos. Afirmação Histórica dos
DH. Direitos Humanos na Modernidade.

Cultura e Alteridade
Ementa: Fundamentos, Teorias e visões sobre a cultura. Natureza e Cultura.
Diferença e Identidade: conceitos e conflitos. Cultura, Reconhecimento e
poder.

Comunicação e Educação
Ementa: Linguagem e Cognição. Teorias e processos da Comunicação e Educação.
Mídia, sociedade e educação. Comunicação e Educação: práticas de inclusão e
exclusão. Mídia: informação e mediações culturais.

Metodologia do Trabalho Científico I
Ementa: Introdução aos conceitos do trabalho Científico, princípios e
metodologia científica, diretrizes metodológicas e orientação para o
desenvolvimento do trabalho científico. Normas da ABNT.

Laboratório de Arte e Inclusão I
Ementa: Propiciar a reflexão e vivência das diferentes linguagens e práticas
artísticas fundamentais na teoria e prática da arte-educação, na perspectiva
da reabilitação e inclusão social.

Fundamentos da Arte e Educação
Ementa: Fundamentos da arte tem um caráter interdisciplinar e tem como
objetivo apresentar estudos e pesquisas relativos às intermediações da arte
e da arte-educação no campo da saúde, reabilitação e inclusão. Entendemos
que nos dias atuais, as relações da arte com a sociedade, a cultura, a
educação e os sistemas de saúde são processos complementares e cada vez mais
interligados. Assim, propomos discutir as experiências desenvolvidas e as
influências ocorridas no âmbito da educação brasileira.

Saúde e Inclusão I
Ementa: Fundamentos Terapia Ocupacional. Processo histórico. A terapia
ocupacional na atividades de vida diária do portador de desvantagens
funcionais; solução das dificuldades encontradas pela pessoa com deficiência
diante das barreiras sociais, de lazer e de trabalho através da tecnologia
assistida e com a arte. A reabilitação e a inclusão social.

2º Semestre – 180 horas

Direitos Humanos II
Ementa: Internacionalização dos Direitos Humanos. Declaração Universal dos
Direitos Humanos. Universalismo e retórica dos Direitos Humanos. Pactos e
Convenções. Direitos Humanos no século 21.

Arte e Políticas do Sensível
Ementa: Arte e Estética. Arte e os domínios estéticos do estranhamento, da
experiência, do testemunho e da alteridade. Reflexão sobre arte e estética
contemporânea e seus desdobramentos nas esferas da política, do cotidiano,
do corpo e da sensibilidade.

Legislação
Ementa: Aspectos sociais e culturais dos Direitos Humanos, contexto atual e
suas interfaces na arte e na reabilitação. Carta dos Direitos Humanos,
Legislação Federal Brasileira, L.D.B.E.N, ECA, Documentos da Unesco e ONU.

Metodologia do Trabalho Científico II
Ementa: Leitura e analise dos princípios e metodológico científicos,
Instrumentação para o trabalho acadêmico e científico.

Psicologia Social
Ementa: Fundamentos da Psicologia Social, percepção e aprendizagem social. O
indivíduo na relação com a sociedade, nos aspectos do direito, da arte e da
reabilitação.

Saúde e Inclusão II
Ementa: A Terapia Ocupacional e as relações interdisciplinares. Arte e
direitos humanos na perspectiva da inclusão social. Tecnologia assistida.
Adaptações. Pesquisa, construção de mecanismos.

Laboratório de Arte e Inclusão II
Ementa: Reflexão das linguagens artísticas como veiculo de conhecimento.
Construção da identidade a partir da vivencia artística. Uso da prática
artística na elaboração de processos e produtos. Arte, reabilitação na
perspectiva da inclusão social e artística

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