Resumo
O Esporte Paralímpico passa por um grande crescimento, sendo a formação de recursos humanos parte importante nesse processo. Profissionais de Educação Física devem cada vez mais tomar contato com esse conteúdo durante seu processo de formação inicial, de modo a qualificar sua prática profissional. Faz-se necessário oferecer oportunidades para os alunos vivenciarem as modalidades paralímpicas, estimulando a reflexão sobre a futura atuação profissional. O objetivo do trabalho é investigar a percepção de docentes e acadêmicos do curso de Educação Física, nas modalidades licenciatura e bacharelado, acerca do Esporte Paralímpico enquanto vivência prática e formação profissional. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 6 professores de disciplinas que abordem o Esporte Paralímpico como um de seus conteúdos e com 10 alunos de graduação e pós-graduação que participaram do projeto de extensão em 5 modalidades paradesportivas e aplicado um questionário em 54 alunos de graduação que participaram de um torneio universitário. Acadêmicos e docentes acreditam que o Esporte Paralímpico é um conteúdo importante a ser trabalhada na Educação Física e a vivência prática é parte fundamental no processo de aprendizagem. Além disso, consideram os espaços extracurriculares como ferramentas importantes de aprendizado, possibilitando o aprofundamento do conteúdo discutido em sala de aula. Espera-se que mais pesquisas possam ser realizadas de modo a relacionar a prática docente com o plano de aulas e as ementas das disciplinas, observarem as aulas, buscarem alternativas extracurriculares, de modo a aprofundar as reflexões sobre a abordagem do Esporte Paralímpico na formação do profissional de educação Física.
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