Minha lista de blogs

sábado, 17 de janeiro de 2009

PROJETO MOTRIX


Exemplos de inclusão Conheçam alguns exemplos que demonstram que a Inclusão Social de pessoas com deficiência é possível, bastante apenas boa-vontade, conhecimento e ciência do fato de que a diversidade é a essência da vida!




Na educação:

Stephanie Bueno – atriz e dançarina voluntária do Grupo Teatral Novo Ser em 2006 - cursa o ensino fundamental em escola regular, super feliz e adaptada ao convívio escolar.



Projeto Motrix O MOTRIX é um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone. Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto Motrix.


Thiago dos Santos – Realizou o sonho de ser escritor e lançou seu livro Esperança Sem Fim na Bienal do Rio de Janeiro 2007 com ajuda de ghost-writer e orientação pedagógica do ENS e agora escreve seus próprios textos e livros com o software Motrix. Acesse o Blog do Thiago!


Para saber mais sobre o seu livro Esperança Sem Fim clique aqui



Projeto Multiplicadores do Programa Motrix Destinado aos profissionais da área da saúde, da educação e do trabalho com objetivo de torná-los aptos a repassar esse aprendizado às pessoas com imobilização física, total ou parcial, para que possam desenvolver todas as atividades comuns à informática, de forma autônoma e produtiva, contribuindo para seu ajustamento sócio-profissional.



Lígia Fonseca – ex-atleta de ginástica artística, tetraplégica e usuária de ventilação mecânica desde 2002, passou no vestibular no início de 2008 e agora é estudante de Marketing da Faculdade Metodista de São José dos Campos. Para fazer seus trabalhos e pesquisas acadêmicos, ela utiliza o software microFênix, que possibilita o uso do computador por usuários com fala comprometida através de um simples som bucal ou aperto de tecla. Clique aqui para conhecer o microFênix e baixá-lo



Projeto Habilitar O Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ lançou em março de 2003 o Projeto Habilitar. A iniciativa visou à inserção de deficientes motores e visuais no mercado de trabalho, através de um curso sobre Redes de Computadores, oferecido em parceria com a Cisco Systems Brasil. Clique aqui e veja a reportagem sobre a formatura da primeira turma do Projeto Habilitar.



Na música:
Beto Muniz (violão) e Ricardo Souza (gaita) pretendem formar uma banda. Quem se interessar faça contato com o Espaço Novo Ser.
“A Arte favorecendo a Inclusão Social” GRUPO TEATRAL NOVO SER O Espaço Novo Ser oferece a dança e a música como mais uma ferramenta de reabilitação e inclusão social para as pessoas com lesão medular. Unir músicos, atores e dançarinos, pessoas sem deficiência física dançando com as que se movimentam com uma cadeira de rodas, mesclando as diferenças e as igualdades numa expressão de arte, onde o sentimento e a vontade de superação são os elementos determinantes.


No trabalho:
Beto - oficial da Marinha Mercante, após a lesão medular foi aposentado e resolveu voltar às atividades profissionais prestando concurso público para o Fórum do Rio de Janeiro.



No transporte:
As pessoas que possuem transporte próprio têm sua locomoção garantida. Aqueles que dependem de transporte coletivo adaptado, ficam privados de exercerem o direito de ir e vir. Precisamos lutar pelo aumento da quantidade de transporte público adaptado!


No esporte:
Natação Para-Desportiva AdaptadaClique aqui e saiba mais sobre esse projeto do Fluminense.



Stephanie e o Professor de handebol, Marcelo Silva, em 2007. Clique aqui e saiba mais sobre a escolinha com aulas para deficientes físicos.
Fábio Fernandes é deficiente físico, e mesmo com todas as dificuldades ele é cheio de vida e planos para seu futuro... Se você é deficiente, nunca desista de seus sonhos... Eles podem estar mais perto do que imaginam e só você poderá torna-los realidade, é claro que dependemos de outras pessoas para isso, mas é nestas horas que se revelam seus melhores amigos, mas essa iniciativa tem que vir de você. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto Revivendo Sobre Rodas. Veja o vídeo da reportagem que mostra o salto duplo espetacular de pára-quedas de Fábio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário