![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgErjIDjcPKK5lkojCZHWLWvtCYvvNhgouJuwuLWMwWccEDYFMIAmGLpPztC9tl4ESPoohSL8lGjTIf2MkUTRYjLU1F2-QqxBkkBld-b6pcUUDkOivIo7CE1vwK1xFCs6vegpM6v2EJOsIB/s320-rw/ibc_braille.jpg)
Selo comemorativo lembra 200 anos do nascimento de Louis Braille
VEJA MAIS EM :
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13151:selo-comemorativo-lembra-200-anos-do-nascimento-de-louis-braille&catid=205&Itemid=86
Louis Braille, inventor da técnica de leitura e escrita em relevo, é homenageado este ano, em selo comemorativo que lembra o bicentenário do seu nascimento. Criado no povoado rural de Coupvray, a 40 quilômetros de Paris, ele tinha apenas 15 anos quando criou o método de comunicação utilizado até hoje na alfabetização de cegos em todo o mundo.
A cerimônia de lançamento oficial do selo será realizada no Instituto Benjamin Constant (IBC), no Rio de Janeiro, na quarta-feira, dia 22. No mesmo dia, terá início seminário sobre as diferentes metodologias didático-pedagógicas de atendimento a crianças e jovens com múltipla deficiência.
No Brasil, o sistema braille começou a ser ensinado em 1854, no Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje Instituto Benjamin Constant, vinculado ao Ministério da Educação. O primeiro professor do novo método no Brasil foi José Álvares de Azevedo, filho do poeta Manoel Álvares de Azevedo. Cego desde o nascimento, ele foi enviado pela família para estudar na França. Ao voltar ao Rio, passou a ensinar a filha do médico do imperador D. Pedro II, que era cega. Pouco tempo depois, o educandário para cegos foi criado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário