Minha lista de blogs

quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Educação Musical e Deficiência - Propostas Pedagógicas"







VEJAM MAIS EM : http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://my.opera.com/UliMobile/tags/show.pl%3Ftag%3Dleitura&imgrefurl=http://my.opera.com/UliMobile/blog/%3Ftag%3Dleitura%26startidx%3D36%26nodaylimit%3D1&usg=__LO4b2_t3iDVYvOauVqFnIwyTNGk=&h=48&w=40&sz=3&hl=pt-BR&start=15&tbnid=_uQ6eKBii0XuuM:&tbnh=48&tbnw=40&prev=/images%3Fq%3DAtraso%2BGlobal%2Bdo%2BDesenvolvimento%2BPsicomotor%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG




VEJA O LIVRO MÚSICA E INCLUSÃO:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.musicaeinclusao.com.br/xmedia/theme/orange/img/logo.gif&imgrefurl=http://www.musicaeinclusao.com.br/%3F/Livros/Livro-Educacao-Musical-e-Deficiencia-propostas-pedagogicas2&usg=__vefXtTKt3LEb7P1oqaj2yt7tW1U=&h=72&w=250&sz=5&hl=pt-BR&start=4&tbnid=HdOaMETeGkPYfM:&tbnh=32&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3D%2522educa%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bmusical%2Be%2Bdefici%25C3%25AAncia%2522%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

Cada pessoa é única no mundo. Mesmo gêmeos univitelinos, criados pelas mesmas pessoas, com base nos mesmos princípios e freqüentando os mesmos lugares, vão se desenvolver de formas diferentes visto que, o modo como as informações são absorvidas e interpretadas é particular a cada indivíduo. Mesmo assim, há fatores comuns às pessoas em relação ao desenvolvimento. Em princípio todos passam, ou deveriam passar, pelas mesmas fases no que tange à maturação do sistema cortical e sua representação nos aspectos físicos, motores, sensoriais e psicológicos.

Grande parte do desenvolvimento humano ocorre nos primeiros anos de vida através da coordenação das ações sensório-motoras, ou seja, através do perceber, se relacionar e construir uma imagem interna do mundo exterior. O desenvolvimento, principalmente da inteligência, depende das vivências que a pessoa trava com o mundo externo. Sendo assim, a relação corpo-movimento-sentidos é de crucial importância para o amadurecimento global do homem, para que ele possa assumir-se como ser no mundo e assim construir sua estória. Esse processo de evolução, em princípio, natural a todos, é o que conhecemos por psicomotricidade, ou seja: relação entre o pensamento e a ação, envolvendo também a emoção (Nascimento e Machado 1986). Sem o suporte psicomotor o pensamento não pode ter acesso aos símbolos e à abstração, isto é, a psicomotricidade é essencial para a construção dos conceitos e aquisição da aprendizagem.

Alves (2003) conceitua:

Psicomotricidade é a integração psiquismo motricidade. [...] Motricidade pode ser definida como resultado da ação do sistema nervoso sobre a musculatura, como resposta à estimulação sensorial. Enquanto que o psiquismo poderia ser considerado como o conjunto de sensações, percepções, imagens, pensamento e afeto.

De uma forma mais didática podemos colocar:

PSI - CO - MOTRIC - IDADE

psi | Psicológico (emocional)
co | Cognitivo (intelectual)
motic | Motor (físico)
idade | Idade (fases do desenvolvimento)


Ou seja, psicomotricidade é a relação entre os aspectos psicológicos emocionas, a cognição e a ação motora frente às fases do desenvolvimento do ser humano desde a fecundação até o fim de sua vida. É a relação entre o QUERER FAZER (Psicológico – vontade); SABER FAZER (Cognição – mental) e PODER FAZER (capacidade motora de realização).

Um comentário:

  1. Boa noite, meu nome é Rosinaldo Pereira da Silva, e trabalho com educação especial a 1ª ano. Estou no 6ª periodo de pedagogia e pretendo fazer meu TCC em música para surdos, adorei os temas dos livros porfavor madem para o meu e-mail titulos de livro que eu possa comprar para contribuir com o meu TCC. dinadoipojuca@hotmail.com

    ResponderExcluir