Minha lista de blogs

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM A FAMÍLIA, por Emílio Figueira - AGBOOK

CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM A FAMÍLIA, por Emílio Figueira - AGBOOK


Por: Emílio Figueira

Por ter uma asfixia durante o parto, Emilio Figueira adquiriu uma paralisia cerebral, comprometendo sua falar e movimentos. Passou toda a década de 70 dentro de uma instituição de educação e reabilitação de pessoas com deficiência. Só que naquela época o regime era totalmente fechado. Foi quando, aos 11 anos de idade, ao ser transferido para uma escola regular e a Educação fez toda a diferença em sua vida. Pelos estudos, atingiu degraus imagináveis para uma pessoa com uma deficiência como a sua, chegando ao grau de Doutor em Psicanálise.

Hoje Emílio é psicólogo, psicanalista, jornalista, professor universitário, autor de centenas de artigos científicos e de mais de 30 livros. Nos últimos anos tem atendido inúmeros pais e familiares de crianças e jovens com deficiências que estão perdidos diante da política da Educação Inclusiva. E, graças aos êxitos desses atendimentos, ele escreveu CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM A FAMÍLIA.

Num misto de experiências próprias e conhecimentos profissionais, Figueira explica o que é Educação Inclusiva, a importância de se atentar às necessidades específicas de cada criança, terapias e acompanhamentos especializados, o desenvolvimento global de alunos incluídos como os aspectos psicológicos que precisam ser observados, valorização dos pontos positivos de uma deficiência, possibilidades de uma criança se desenvolver em outras áreas que não sejam impostas pelos padrões culturais. Entrando no campo pedagógico, a obra fala ainda sobre a importância de uma parceira em tripé: Escola, Família e Sociedade!

O professor Emílio Figueira deixa uma coisa bem clara no contexto de sua obra: Para que o processo de inclusão escolar de uma criança com deficiência realmente dê certo, será fundamental a participação plena da família junto aos professores e todo o contexto escolar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário