Minha lista de blogs

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A importância dos açúcares no seu corpo

A importância dos açúcares no seu corpo

Os açúcares são conhecidos como a fonte de energia do corpo. Mas por acaso você sabe que as cadeias de açúcar, chamadas de oligossacarídeos (as menores) ou polissacarídeos (as muito grandes), têm um importante papel em praticamente todos os aspectos do trabalho das células?

Essas cadeias garantem que as proteínas estejam no formato certo para entrar nas células, além de funcionarem como códigos para direcionar as proteínas para a localização certa. Algumas ficam na superfície celular, protegendo de ataques virais, enquanto outras levam células brancas do sangue para os locais infectados.

Níveis de complexidade

Os polissacarídeos consistem em cadeias de moléculas de glicose (polímeros) ligados quimicamente. Elas podem ser lineares ou intrincadas, e formadas por poucos até centenas de monossacarídeos.

Os químicos vêm tentando examinar essas cadeias para entender como o açúcar age na célula. Isso pode ajudar no tratamento de doenças – como bloquear infecções usando cadeias de açúcar que se ligam às bactérias e vírus.

Polissacarídeos: bom e ruim

Mas essas estruturas nem sempre agem sozinhas. Geralmente elas estão ligadas a proteínas ou lipídios (gorduras). Nesse caso, os polissacarídeos se tornam as maiores e mais diversas estruturas moleculares da natureza.

Elas se ligam com quase metade das proteínas conhecidas, formando glicoproteínas. Elas têm funções importantes, como ajudar na fertilização dos óvulos. Aquelas ligadas às gorduras ajudam, por exemplo, a determinar o tipo sanguíneo de alguém.

Por serem tão diversas e importantes, quando a sintetização desses açúcares dá errado, os resultados são terríveis. Na maior parte das vezes, embriões não sobrevivem se ocorrem erros genéticos na parte de formação de açúcares. Nos raros casos de nascimento com esse problema, a criança nasce com defeito em quase todas as partes do corpo.

Como os açúcares estão envolvidos no câncer, na malária, na distrofia muscular e outros problemas de saúde, cientistas de todo o mundo estão focando neles. Quem sabe os açúcares não serão as respostas para muitas coisas.[LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário