Minha lista de blogs

domingo, 10 de maio de 2009

Esporte contribui para corrigir limitações impostas por "superproteção" a deficientes


VEJAM MAIS EM :

http://www.lerparaver.com/node/7413

Esporte contribui para corrigir limitações impostas por "superproteção" a deficientes
Submetido em Sexta, 17/08/2007 - 19:59 por Lerparaver
Com o tema: Desporto
Falta de informação e excesso de cuidados faz pessoas "atrofiarem" desenvolvimento motor de portador de necessidades especiais. Parapan e Mundial dos Cegos são eventos que auxiliam com exemplos de superação
A realização de eventos esportivos de grande porte com atletas deficientes no Brasil - como os Jogos Parapan-americanos Rio 2007, que acontecem até o próximo domingo, 19, e os III Jogos Mundiais da ISBA (International Blind Sports Association), o Mundial dos Cegos, realizado neste mês em São Caetano do Sul (SP) - contribuem para alertar pais e educadores sobre um problema que pode comprometer o desenvolvimento da criança deficiente. Devido à falta de informação e pela preocupação natural em evitar acidentes - como quedas e colisão com objetos - muitos adultos "cercam" a criança deficiente de cuidados que, se feitos em excesso, comprometem o desenvolvimento de sua coordenação motora ao longo dos anos. "A criança com deficiência de qualquer natureza deve brincar, correr e praticar atividade física; assim como acontece com as demais crianças", lembra o médico ortopedista Ari Zekcer, cirurgião de joelho e especialista em medicina desportiva pela Unifesp. "Só assim ela vai ampliar a noção espacial e adquirir independência".

A atividade física regular traz uma série de benefícios aos portadores de necessidades especiais. Pesquisas indicam que a adesão a práticas esportivas propicia melhora da locomoção, equilíbrio, noção espacial, conscientização corporal, agilidade e amplitude dos movimentos em geral, entre outros. "Há casos de deficientes visuais, por exemplo, que afirmam adquirir mais capacidade para completar atividades da vida diária sem ajuda", afirma Dr. Zekcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário