Minha lista de blogs

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Retinopatia diabética - O diabetes e a sua visão


O diabetes não controlado pode causar danos sérios à sua retina (parte do olho que transforma a visão em algo como um filme fotográfico). O termo técnico para este tipo de dano é 'retinopatia diabética'; doença esta que se traduz em danos aos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina. Quanto mais tempo se é diabético(a), maior a probabilidade de sofrer esta complicação. A retinopatia diabética é mais comum entre pacientes com diabetes tipo I (juvenil).

A maioria das pessoas com esta condição sente apenas um leve distúrbio na visão. Todavia, a condição pode progredir, ameaçar a visão e levar o indivíduo à cegueira. A doença afeta os dois olhos; geralmente um mais do que o outro. Existem dois tipos de retinopatia diabética. O tipo mais comum é chamado de 'não proliferativo'; isto é, aquele em que os vasos sanguíneos da retina ficam enfraquecidos e dilatam em certos pontos (aneurismas). Neste tipo de retinopatia, o vazamento de líquido ou sangue para a retina pode acontecer, o que dificulta a visão do(a) paciente. O outro tipo da doença é chamado de 'proliferativo' em que, além de micro-aneurismas, surgem hemorragias - novos vasinhos - e depósitos de gordura na retina.

Um(a) oftalmologista conseguirá facilmente examinar as retinas do(a) paciente com a ajuda de uma luz e de uma lente. Visite um(a) profissional pelo menos uma vez por ano. O tratamento consiste primeiramente em cuidar do diabetes mantendo o nível de glicose (açúcar) normal ou perto do normal (80 a 110 mg/dl). Ademais, é preciso ter uma dieta de baixas calorias, seguir a medicação oral e/ou insulina indicada apropriadamente e fazer exercícios físicos diariamente.

Quando a doença é detectada, eventualmente pode ser necessário coagular os vasinhos da retina para conter os sangramentos (usando um laser). O laser também pode ser usado para conter a proliferação de novos vasos e preservar, quando possível, o máximo da visão do(a) paciente. Existe ainda uma operação que consiste em remover a parte líquida do globo ocular (vitrectomia); procedimento este que torna a visão embaçada em clara. A lição principal consiste em ser fiel a um(a) oftalmologista e procurá-lo(a) com a frequência indicada.

Fonte: http://www.cosmo.com.br/colunistas/jclane/integra.asp?id=185512



veja mais em :

http://www.drqueirozneto.com.br/patologias/conteudo/retinopatia_diabetica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário