Minha lista de blogs

quinta-feira, 14 de maio de 2009

COB pede que FBVM se desvincule do Comitê Paraolímpico Brasileiro

VEJA MAIS EM :

http://blog.andrei.bastos.nom.br/2007/11/01/um-crime-anunciado/

O movimento olímpico nacional está em conflito. O Tênis e a Vela terão de se desfiliar do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), segundo determinou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A decisão foi informada aos dirigentes das duas confederações através de carta e provoca polêmica.

Lars Grael, presidente que se afastou da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) - pediu intervenção para que fossem investigadas as contas da entidade -, fez ressalvas à decisão do COB. O que causa estranheza é que várias federações internacionais, como a de vela, são filiadas ao Comitê Paraolímpico Internacional e também ao Comitê Olímpico Internacional, lembrou.

No mundo porém, isto não ocorre, já que o Comite Paraolimpico Internacional conta entre suas filiadas as federações internacionais de hipismo, vela, ciclismo, tênis e curling. A decisão do COB atinge diretamente as confederações de vela e de tênis, que já são filiadas ao CPB e recebem verbas paraolimpicas através da Lei Piva.

O COB alega que a filiação ao comitê paraolímpico de suas filiadas fere as determinações constantes da Carta Olímpica e do seu Estatuto. Na verdade, os documentos citados não trazem nenhum artigo que proíba a dupla filiação, mas eles falam apenas de esportes olímpicos, não os paraolímpicos. O COB entende que está implícito que as confederações terão de se desligar do CPB.

Para Heraldo Panhoca, especialista em legislação esportiva, o COB não pode proibir as filiadas de participarem do CPB. Na Lei Pelé não há nada que impeça a dupla filiação. Pelo contrário. Ao proibir, o COB está cometendo uma discriminação.

Um comentário:

  1. quem conhece as pessoas q trabalhavam na fbvm, tem muito carinho e orgulho desse grupo de funcionarios, e tambem amigos, foram pessoas q tinham paixao pela vela e esporte, que apersar de acusacoes de Lars Grael que nunca teve e nunca tera competencia para ser o presidente da FBVM.
    e uma vergonha quando pessoas como Lars Grael tentam por motivos mesguinhos e pessoais destroir a harmonia de um especial grupo de funcionarios, todos eram dedicados nao so a vela mas tb seu presidente q infelizmente por acusacoes totalmente absurdas deixou a FBVM com muita tristeza por seu trabalho nao foi reconhecido e sua honestidade foram duvidadas.
    Eu sei que desde entao, Lars Grael nao teve competencia de comprometer com seu dever, e desistiu , a vela tem ido de mau a pior, e nas olimpiadas foi uma decepcao!!!

    bianca carter

    ResponderExcluir