Minha lista de blogs

quinta-feira, 7 de maio de 2009

GLAUCOMA - VOCE SABE O QUE É ?


Glaucoma é considerado doença traiçoeira, que afeta cerca de 90 milhões no mundo

Glaucoma é considerado doença traiçoeira, que afeta cerca de 90 milhões no mundo
Doença ocular que afeta homens e mulheres na mesma proporção, o glaucoma é considerado um dos distúrbios mais traiçoeiros da oftalmologia, por afetar a visão lentamente, muitas vezes sem que as pessoas se dêem conta disso. Caracterizado pelo aumento da pressão intra-ocular, pode ser causado por outros fatores, mas muitos dos sintomas não são previamente detectados pelo paciente, o que o obriga a procurar um oftalmologista.

Atualmente, cerca de 90 milhões de pessoas no mundo sofrem com o aumento da pressão intra-ocular, sendo esta a maior causa de perda da visão, ficando atrás apenas da catarata.

Segundo o oftalmologista Ricardo Guimarães, diretor do Hospital de Olhos, a doença afeta, geralmente, pessoas acima de 35 anos e a prevalência é de 1% a 3% da população mundial. Segundo a Sociedade Nacional de Prevenção da Cegueira dos Estados Unidos, uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos e três em cada 100 com mais de 65 anos têm glaucoma. “As pessoas que têm maior risco de sofrer do distúrbio são as diabéticas e as com familiares portadores de glaucoma. Essas pessoas devem fazer exame ocular com regularidade”, alerta.

Por isso, o especialista ressalta que o paciente, ao se dirigir ao oftalmologista, deve solicitar a medida da pressão intra-ocular e o exame do fundo de olho para se detectarem alterações da papila ou cabeça do nervo óptico. “Pacientes submetidos à cirurgia refrativa corneana devem ser examinados com um aparelho especial, pois, como a córnea teve a espessura modificada, a medida feita pelo aparelho convencional vai ser sempre uma medida mais baixa que o normal e o diagnóstico pode não ser feito.”

Geralmente, não há sinais para o glaucoma. Na maioria dos casos, desenvolve-se em meses ou até em anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir tão lentamente que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão. “Em geral, a visão vai piorando até que finalmente começa a afetar o próprio centro do campo visual e se estabelece a cegueira permanente”, acrescenta Ricardo Guimarães.

Alguns pacientes podem experimentar sintomas vagos, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo. Esses sintomas podem envolver a necessidade de trocar com freqüência a graduação dos óculos, dificuldade para se adaptar à obscuridade, perda da visão lateral e visão embaçada. Se houver um grande aumento da pressão, pode haver outros sintomas como o aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes e cefaléias ou dor ocular intensa.

Quanto à recuperação, embora não haja cura, o glaucoma pode ser controlado se houver tratamento apropriado. É preciso ressaltar que o paciente deve ficar em observação e tratamento contínuos para manter controlada a pressão intra-ocular e ajudar assim a evitar a perda da visão. Caso o paciente não seja tratado adequadamente, é possível que ele sofra de cegueira total.

Definição
Distúrbio em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está anormalmente aumentada, além do que o olho pode tolerar por tempo prolongado. O aumento de pressão é causado por um acúmulo de líquido – humor aquoso – que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz mais comumente pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido sai do olho através do trabeculado. Nesse caso, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.

Pressão intra-ocular
A média da pressão intra-ocular é 16 milímetros de mercúrio (mmHg), embora a faixa de normalidade seja entre 10 e 21 mmHg. No entanto, outros fatores são observados pelo médico para atestar o glaucoma.

Consequências
O aumento de pressão dificulta a irrigação das células nervosas e leva à sua morte. A pressão intra-ocular aumentada pode comprimir os vasos sangüíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo de olho. Devido à falta de irrigação sangüínea, as células nervosas vão morrendo, provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado, pode levar à cegueira.

Tratamentos
Medicamentoso
Nem sempre são aparentes, já que além de os colírios serem muito caros, causam efeitos colaterais, gerando uma não adesão ao tratamento de 30% a 40% dos pacientes

Seletivo a laser (TSL)
É um tratamento a laser e também é chamado de trabeculoplastia seletiva. O procedimento consiste na limpeza do trabeculado (canal por onde é escoado o líquido interno do olho), amenizando a pressão intra-ocular. Entre as vantagens estão a rapidez do procedimento (cerca de 5 minutos) e o baixo custo, se comparado ao uso de colírios.

Fonte: http://www.saudeplena.com.br/noticias/index_html?opcao=06-1911-05


VEJA MAIS EM :

http://www.drqueirozneto.com.br/patologias/glaucoma/oquee.htm

Um comentário:

  1. The condition is very rare and causes a rapid loss of vision if not treated immediately. Glaucoma is common in the general population. There is literature available and community resources such as support groups and the Lighthouse for the Blind.

    ResponderExcluir